Minha lista de blogs

segunda-feira, 18 de julho de 2011

O amor jamais acaba num coração que diz sim a Deus

Acampamento PHN
O Senhor nos falou em parábolas e nos disse quem tem ouvidos ouça. Nessa parábola o que Senhor fez é como aquela brincadeira de criança. O que é o que é que cai de pé e corre deitado? A água. O que é o que é que não deixa entrar? O que é o que é que não deixa sair? O que é o que é que não deixa continuar? O que é o que é que não deixa terminar? Ninguém sabe? O que é o que é que não deixa entrar? O joio do medo. O que é o que é que não deixa sair? O joio do infantilismo. O que é o que é que não deixa continuar? o joio do mimetismo. O que é o que é que não deixa terminar? O joio do ressentimento.

A parábola do joio diz o que nos impede que tenhamos ter um relacionamento maduro com Jesus Cristo. O medo de que Ele irá nos tirar alguma coisa. Tem muita gente que pensa se nós relacionarmos verdadeiramente com o Senhor, Ele nos tirará as coisas boas da vida. O Anjo na anunciação disse a Maria, Não tenhais medo Maria. Os pecadores da Galiléia, quando aconteceu a tempestade, Jesus disse “Não tenhais medo”. O Beato joão Paulo gritava não tenhais medo de ser amigos de Deus, “Ele não nos tirá nada e nos dá tudo.” Não tenhais medo de se entregarem a vontade de Deus. Jovens não tenhais medo de viver os mandamentos de Deus, da Igreja que é nossa mãe. A juventude brasileira precisa ser corajosa e não medrosa. O tempo da colheita é o PHN, nesses dias é tempo da colheita, Jesus pede que queimem o joio do medo e colham a verdadeira amizade com Cristo.

O que não nos deixa sair dos nossos vícios é o infantilismo, não queremos viver o processo de crescimento da nossa amizade com Cristo. Não queremos crescer, só queremos receber, que é próprio da criança, mas quando entramos na vida adulta, a lei muda, é a lei da doação. Paulo disse que Jesus pregou “há mais alegria em dar do que receber”. Jesus veio para fazer crescer em nós a fé em Deus. A fé nos leva a ter certeza das coisas que não se vê. Não podemos deixar de crescer na fé, na esperança e na caridade.

Que sejamos impulsionados por um amor que jamais acaba. O amor nunca acaba num coração que nunca diz não a Deus, ao próximo, a família. A lei do amor é a lei do sim. Sim a Deus, como Maria fez ela é nosso exemplo. A vida só é jovem quando é uma vida de doação.

"Não tenhais medo de se entregarem a vontade de Deus."

O que não nos permite continuar? Vocês que vieram aqui começaram uma caminhada nova, mas se vocês não cortarem pela raiz o joio do mimetismo, não continuarão o que o Espírito começou a fazer. “Todo mundo faz, eu farei igual. Todo mundo vai por esse caminho, se eu for no sentido contrário vou ficar sozinho”. Isso é o mimetismo, nos falta autenticidade. Precisamos ser autênticos. Se eu não vou a discoteca, se eu não experimento tudo que todos experimentam, então eu vivo a autenticidade. O dia que cultivarmos o mimetismo, mudamos de nome, pois deixamos de ser filhos de Deus e somos o que todo mundo quer que sejamos.

O que não deixa terminar? Que sejamos pessoas pessoas maduras? O ressentimento. Enquanto não colocarmos no nosso coração o sentimento de Cristo, sentimentos de clemência, de perdão. O mundo precisa de pessoas que terminem a obra que Jesus veio fazer nessa mundo. Se não cortamos o joio do ressentimento, não podemos rezar o Pai-nosso. Quem eu não perdoei ainda na minha vida? Quem eu ainda tenho ressentimento? É preciso terminar a obra de redenção que nos faz homens e mulheres com o coração livre.

Muitas vezes não deixamos o Espírito agir em nós porque somos uma pessoas muito melindrada, tudo nos fere, tudo nos ofende. O amor jamais acaba num coração que quer crescer, amadurecer. Um amor nunca acaba num coração autêntico, o Amor jamais acaba num coração misericordioso.

Deus depositou no coração de vocês o grão de mostarda, que será irrigado pelas águas do Espírito. Em vocês tem o fermento que pode mudar o mundo. O fermento da caridade que pode mudar o mundo.

As quatros necessidades mais urgentes do mundo, acabar com a fome, doenças, violência e o abandono. Fome, doença, violência, medidas políticas podem acabar, mas o abandono só amor, principalmente o amor familiar. Pois é na família que irá fermentar, pois na sociedade há muito joio que precisa ser cortado.

Ninguém tem amor que aquele que dá a vida por seus amigos, Vocês são os amigos de Cristo. E Ele pede que vocês vivam a brincadeira : o que é o que é uma pessoa corajosa? É uma pessoa que muda o mundo, que vai amadurecendo em Deus.


Jesus ficava comovido quando encontrava uma pessoa que lhe dizia sim, eu quero te seguir onde quer que vás. Uma pessoa que vive o PHN é uma pessoa autêntica, que não se mistura com a massa. E Deus termina sua obra quando encontra pessoas que são misericordiosas, que sabe compreender as pessoas, que leva um amor purificado, que sabe perdoar, confiar.
Vamos em frente e alegremos o coração de Deus.



Transcrição e adaptação: Regiane Calixto

Dom Antônio Augusto Dias Duarte
Bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro
É membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família

Nenhum comentário:

Postar um comentário